Atendendo a pedidos a memória desafia o tempo em busca de nossas melhores lembranças. Graças a ela, uma simples imagem é suficiente para que toda magia de um instante nos invada novamente e, num processo rejuvenescedor, acabe revelando que na maioria das vezes, o que julgamos perdido, está somente guardado a nossa espera. E como a nostalgia é um estado de espírito presente somente em quem viveu momentos felizes, o Acervo resgata uma coletânea de títulos que vão do clássico ao contemporâneo e são endereçados a todos que nos escrevem lembrando de momentos tão especiais de suas vidas. Aos amigos, nosso muito obrigado.

Apresentação

Literatura Universal
Quem leu revistas de fotonovelas, publicadas no Brasil entre o final dos anos 40 e início dos anos 80, pode relembrar neste blog os bons tempos de leitura e acontecimentos que marcaram estas quatro décadas.

Trata-se de uma coleção de quase 1,5 mil exemplares garimpados no Brasil e que também poderão ser apreciados pelos mais jovens que se surpreenderão com a atualidade de alguns temas como moda, cinema, publicidade etc.

Grandes Óperas
No Blog Acervo João Piol Revistas de fotonovelas é possível fazer download de exemplares das décadas de 50, 60, 70 e início dos anos 80 e passear por resumos de clássicos da mais fina literatura universal.

Estão disponíveis "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen; "O Corcunda de Notre Dame", de Victor Hugo; "Os Irmãos Karamazov", de Dostoiévski; "Ressurreição", de Tolstoi; "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas Filho; "O Conde de Monte Cristo", de Alexandre Dumas; "Romeu e Julieta", de Sheakspeare; "O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily Bronte; "Jane Eyre", de Charllote Bronte; "Guilherme Tell", de Schiller, "Ben-Hur", de Lew Wallace.

Biografias
E, também, inúmeras adaptações de óperas: "Il Trovatore" e "Rigoletto", de Verdi; "Tristão e Isolda", de Wagner; "Carmem", de Bizet; "Tosca" e "La Boheme", de Puccini; "Adriana Lecouvre", de Francesco Cilea; "Andrea Chenier", de Umberto Giordano; "Paolo e Francesca", de Riccardo Zandonai e "Pia Tolomei", de Donizetti (ambas baseadas em cantos da "Divina Comédia", de Dante Alighieri); "Hugo e Parisina", de Pietro Mascani, dentre outras.

Que tal, ainda, tomar conhecimento de fotonovelas com teor histórico e personagens reais, como "Cleópatra, a Serpente do Nilo", "Maria Stuart", "Rainha da Escócia", "Catarina de Médicis", "Rainha Cristina da Suécia", "Catarina, a Grande da Rússia", "Francisco I", "Francisco II", "Henrique II", "Carlos XIX" e Henrique de Navarra depois Henrique IV todos de França, Felipe
História Contemporânea
II de Espanha, Margarida de Valois e a sangrenta Noite de São
Bartolomeu, varias fotonovelas ambientadas na França pré e pós-revolução.

Há também muitas fotonovelas ambientadas no século XX, passando pela Belle Époque, Primeira e Segunda Guerras Mundiais, Guerra do Vietnã, e chegando até as histórias mais açucaradas da segunda metade dos anos 70 até o início dos anos 80.


Abaixo, alguns dos principais títulos que fazem parte do meu acervo:

Capricho  -  Encanto  -  Grande Hotel  -  Grande Hotel Edição  -  MensalAlmanaque Grande Hotel -  Contigo
Supernovelas Capricho  -  Almanaque Capricho  -  Grandes Romances Inéditos de Capricho  -  Ilusão  -  Noturno
Superalbum de Noturno  -  Superalbum de Carícia  -  Sentimental  -  Fascinação  -  Sedução  -  Destino
Romântica  -  Carinho  -  Ternura  -  Super Sonho  -  Sonho  -  Amor  -  Lucky Martin  -  Frank Vermont  -  Jennifer - Jacques Douglas  -  Top Secret  -  Cine Romance  -  Êxtase - Cartaz  -  Cinderela  -  Intercept  -  Sortilégio

Atriz Scilla Gabel como Mata Hari na GH nº1099 de 1968.


9 comentários:

  1. Olá! Acebei de descobrir o seu blog! Maravilhoso!!! já sou fã!!!

    ResponderExcluir
  2. FIQUEI MUITO FELIZ EM DESCOBRIR O TEU ACERVO, MUITO RICO E QUE PRAZER VISUALIZAR TUDO ESTÁ MUITO LINDO. TORNEI-ME SUA FÃ, E VOU ADICIONAR AOS MEUS FAVORITOS , AMEIIII!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo rever e reler essas maravilhosas fotonovelas... Adoro... Parabéns elo acervo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Não achei as fotonovelas "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen; "O Corcunda de Notre Dame", de Victor Hugo; "Os Irmãos Karamazov", de Dostoiévski. Poderia em mostrar onde estão, por favor. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. maravilhoso descobrir o seu blog! parabéns e obrigada por disponibilizar esse tesouro para nós!

    ResponderExcluir
  6. Olá. Parabéns pelo seu blog. Tenho procurado novelas desenhadas, anteriores as foto novelas. Eram lindas. E gostaria de fazer o download do Corcunda de Notre Dame.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Adorei fotonovelas e hoje descobri o blog.Deu vontade de saber se vc tem no acervo O Renascer de um Amor , com Elisabetta Viviani.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Em mais ou menos 68 li uma foto novela onde a personagem se chamava Muriel. E possível resgatar a história dessa época?

    ResponderExcluir
  9. Olá! Minha mãe sempre me conta que meu nome ela conheceu em uma fotonovela. Era uma personagem. Você conhece?

    ResponderExcluir