Atendendo a pedidos a memória desafia o tempo em busca de nossas melhores lembranças. Graças a ela, uma simples imagem é suficiente para que toda magia de um instante nos invada novamente e, num processo rejuvenescedor, acabe revelando que na maioria das vezes, o que julgamos perdido, está somente guardado a nossa espera. E como a nostalgia é um estado de espírito presente somente em quem viveu momentos felizes, o Acervo resgata uma coletânea de títulos que vão do clássico ao contemporâneo e são endereçados a todos que nos escrevem lembrando de momentos tão especiais de suas vidas. Aos amigos, nosso muito obrigado.

Apresentação

Literatura Universal
Quem leu revistas de fotonovelas, publicadas no Brasil entre o final dos anos 40 e início dos anos 80, pode relembrar neste blog os bons tempos de leitura e acontecimentos que marcaram estas quatro décadas.

Trata-se de uma coleção de quase 1,5 mil exemplares garimpados no Brasil e que também poderão ser apreciados pelos mais jovens que se surpreenderão com a atualidade de alguns temas como moda, cinema, publicidade etc.

Grandes Óperas
No Blog Acervo João Piol Revistas de fotonovelas é possível fazer download de exemplares das décadas de 50, 60, 70 e início dos anos 80 e passear por resumos de clássicos da mais fina literatura universal.

Estão disponíveis "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen; "O Corcunda de Notre Dame", de Victor Hugo; "Os Irmãos Karamazov", de Dostoiévski; "Ressurreição", de Tolstoi; "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas Filho; "O Conde de Monte Cristo", de Alexandre Dumas; "Romeu e Julieta", de Sheakspeare; "O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily Bronte; "Jane Eyre", de Charllote Bronte; "Guilherme Tell", de Schiller, "Ben-Hur", de Lew Wallace.

Biografias
E, também, inúmeras adaptações de óperas: "Il Trovatore" e "Rigoletto", de Verdi; "Tristão e Isolda", de Wagner; "Carmem", de Bizet; "Tosca" e "La Boheme", de Puccini; "Adriana Lecouvre", de Francesco Cilea; "Andrea Chenier", de Umberto Giordano; "Paolo e Francesca", de Riccardo Zandonai e "Pia Tolomei", de Donizetti (ambas baseadas em cantos da "Divina Comédia", de Dante Alighieri); "Hugo e Parisina", de Pietro Mascani, dentre outras.

Que tal, ainda, tomar conhecimento de fotonovelas com teor histórico e personagens reais, como "Cleópatra, a Serpente do Nilo", "Maria Stuart", "Rainha da Escócia", "Catarina de Médicis", "Rainha Cristina da Suécia", "Catarina, a Grande da Rússia", "Francisco I", "Francisco II", "Henrique II", "Carlos XIX" e Henrique de Navarra depois Henrique IV todos de França, Felipe
História Contemporânea
II de Espanha, Margarida de Valois e a sangrenta Noite de São
Bartolomeu, varias fotonovelas ambientadas na França pré e pós-revolução.

Há também muitas fotonovelas ambientadas no século XX, passando pela Belle Époque, Primeira e Segunda Guerras Mundiais, Guerra do Vietnã, e chegando até as histórias mais açucaradas da segunda metade dos anos 70 até o início dos anos 80.


Abaixo, alguns dos principais títulos que fazem parte do meu acervo:

Capricho  -  Encanto  -  Grande Hotel  -  Grande Hotel Edição  -  MensalAlmanaque Grande Hotel -  Contigo
Supernovelas Capricho  -  Almanaque Capricho  -  Grandes Romances Inéditos de Capricho  -  Ilusão  -  Noturno
Superalbum de Noturno  -  Superalbum de Carícia  -  Sentimental  -  Fascinação  -  Sedução  -  Destino
Romântica  -  Carinho  -  Ternura  -  Super Sonho  -  Sonho  -  Amor  -  Lucky Martin  -  Frank Vermont  -  Jennifer - Jacques Douglas  -  Top Secret  -  Cine Romance  -  Êxtase - Cartaz  -  Cinderela  -  Intercept  -  Sortilégio

Atriz Scilla Gabel como Mata Hari na GH nº1099 de 1968.


10 comentários:

  1. Olá! Acebei de descobrir o seu blog! Maravilhoso!!! já sou fã!!!

    ResponderExcluir
  2. FIQUEI MUITO FELIZ EM DESCOBRIR O TEU ACERVO, MUITO RICO E QUE PRAZER VISUALIZAR TUDO ESTÁ MUITO LINDO. TORNEI-ME SUA FÃ, E VOU ADICIONAR AOS MEUS FAVORITOS , AMEIIII!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo rever e reler essas maravilhosas fotonovelas... Adoro... Parabéns elo acervo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Não achei as fotonovelas "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen; "O Corcunda de Notre Dame", de Victor Hugo; "Os Irmãos Karamazov", de Dostoiévski. Poderia em mostrar onde estão, por favor. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. maravilhoso descobrir o seu blog! parabéns e obrigada por disponibilizar esse tesouro para nós!

    ResponderExcluir
  6. Olá. Parabéns pelo seu blog. Tenho procurado novelas desenhadas, anteriores as foto novelas. Eram lindas. E gostaria de fazer o download do Corcunda de Notre Dame.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Adorei fotonovelas e hoje descobri o blog.Deu vontade de saber se vc tem no acervo O Renascer de um Amor , com Elisabetta Viviani.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Em mais ou menos 68 li uma foto novela onde a personagem se chamava Muriel. E possível resgatar a história dessa época?

    ResponderExcluir
  9. Olá! Minha mãe sempre me conta que meu nome ela conheceu em uma fotonovela. Era uma personagem. Você conhece?

    ResponderExcluir
  10. Estou fazendo meu TCC sobre a teledramaturgia brasileira, e aproveitei para falar um pouco sobre os meios de entretenimento antes das programações televisivas e olha... seu blog foi um achado! Parabéns! Estou encantada com tudo que vi e li, me ajudou bastante a entender melhor sobre a fotonovela, com certeza darei os devidos créditos na bibliografia.

    ResponderExcluir