Atendendo a pedidos a memória desafia o tempo em busca de nossas melhores lembranças. Graças a ela, uma simples imagem é suficiente para que toda magia de um instante nos invada novamente e, num processo rejuvenescedor, acabe revelando que na maioria das vezes, o que julgamos perdido, está somente guardado a nossa espera. E como a nostalgia é um estado de espírito presente somente em quem viveu momentos felizes, o Acervo resgata uma coletânea de títulos que vão do clássico ao contemporâneo e são endereçados a todos que nos escrevem lembrando de momentos tão especiais de suas vidas. Aos amigos, nosso muito obrigado.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Guerra do Vietnã


Ocupados pela França no século XIX, os territórios do Vietnã, Laos e Camboja tornaram-se um protetorado mantido até a Segunda Guerra, quando os japoneses invadiram a península, isolando a administração francesa.

À semelhança de nações vizinhas, as forças revolucionárias nacionalistas da Indochina, no século XX, começaram a se organizar para expulsar os estrangeiros e assumir o controle político da região. Os vietnamitas iniciaram uma guerra de guerrilhas contra a França - a chamada Guerra da lndochina (1946/1954).

A Batalha de Dien Bien Phu marca o fim
do envolvimento francês na Indochina
Ocorrendo em plena época de guerra fria, o conflito se Internacionalizou em 1950, quando o Viet-Minh buscou o apoio da China maoísta e a França procurou respaldo nos Estados Unidos. Porém, as hábeis táticas desenvolvidas pelo general Giap, no golfo de Tonquim, acabaram provocando a derrota dos exércitos franceses em Dien Bien Phu, em 1954, o que levou Paris a propor as negociações de paz.

Na Conferência de Genebra, realizada em 21 de julho de 1954, era reconhecida a Independência do Laos, do Camboja e do Vietnã, dividido temporariamente pelo paralelo 17 - linha fronteiriça desmilitarizada - em duas regiões: ao norte, a Republica Democrática do Vietnã, pró-soviética; ao sul, a República do Vietnã, pró-ocidental. No prazo de dois anos previa-se a realização de eleições populares que deveriam ratificar um desses governos e reunificar o país.

Divididos pelo paralelo 17, após a Guerra da Indochina (1954), os dois Vietnãs tentavam se organizar através de medidas totalmente opostas. O Norte, após instalar uma República socialista, realizou uma profunda mudança no país: implantou uma reforma agrária radical, instituiu a planificação econômica e acabou com o analfabetismo, promovendo uma intensa e contínua educação de todo o povo. O governo norte-vietnamita visava preparar o país para a reunificação, acertada na Conferência de Genebra.

John Kennedy
No Sul, o primeiro-ministro Ngo Dinh Diem - católico fervoroso - mediante um golpe de Estado, em outubro de 1955, cancelou as eleições e instalou uma ditadura militar contrária à reunificação, promovendo intensa perseguição às seitas budistas e às minorias étnicas. Recebendo dos Estados Unidos ajuda militar para treinar os sul-vietnamitas contra o "perigo vermelho", representado pelo governo de Ho Chi Minh, e ajuda econômica para os gastos com as forças armadas, o governo ditatorial de Ngo Dinh Diem pouco fez para aumentar a capacidade produtiva nacional. Sua maior preocupação era deter o comunismo. Nesse sentido promoveu uma verdadeira caça aos antigos combatentes, o que motivou a criação de tribunais militares de exceção e de campos de trabalho forçado para os camponeses.

Insuflada pelo Norte e revoltada contra a não reunificação, a resistência comunista do sul organizou, em 1960, a Frente de Libertação Nacional, cujo braço armado era o exército vietcongue. Iniciava-se, assim, a sangrenta Guerra do Vietnã, logo intensificada pelo gesto do presidente norte americano John Kennedy, que em 8 de fevereiro de 1962 enviou 10 000 "conselheiros militares" para o Vietnã do Sul, criando comandos militares do Pentágono na região.

Lyndon Johnson
Em meio à ruptura crescente entre o governo e a população, monges budistas, em junho de 1963, queimaram-se vivos em praça pública com o objetivo de chamar a atenção do mundo para a intolerância católica.

Em novembro desse mesmo ano, Ngo Dinh Diem foi assassinado no primeiro de uma série de golpes militares que, gerando o caos político, levaram os Estados Unidos a interferirem de fato na guerra. O presidente Lyndon Johnson, usando como pretexto o ataque norte-vietnamita a embarcações americanas (incidente do golfo de Tonquim), intensificou o envio de tropas americanas ao Vietnã e designou o general Westmoreland para comandante-chefe das tropas do Vietnã do Sul. Este ordenou o ataque aéreo sistemático ao Norte, ampliando o conflito que penalizou sobretudo a população civil em razão do emprego de bombas de napalm e desfolhantes químicos.

Apesar de proscritas pelas Convenções de Genebra, 
armas químicas foram fartamente usadas pelos EUA
Apesar dos sofisticados armamentos ocidentais, a guerrilha vietcongue não diminuiu sua força defensiva. Em 30 de janeiro de 1968, guerrilheiros vietcongues e tropas norte - vietnamitas desfecharam contra o Sul a Ofensiva do Tel (Ano-novo vietnamita) - comandada pelo general Giap -, alcançando o centro de Saigon, de Hué e cerca de trinta capitais provinciais. As vitórias vietcongues causaram um enorme abalo psicológico nos Estados Unidos, forçando a Casa Branca a perceber que o impasse só poderia ser resolvido por via diplomática.

Muito embora as manifestações pacifistas crescessem nos Estados Unidos, o presidente Richard Nixon ordenou o ataque à Trilha de Ho ChiMinh - uma rede de estradas, pontes camufladas e sistemas de comunicação que ligava o Norte e o Sul, pela qual chegavam armas, munições e víveres enviados pela China e pela União Soviética à Frente de Libertação no Sul. Como a trilha passasse pelo Laos e pelo Camboja e contasse com o apoio destes governos, o conflito generalizou-se pelos três países, a partir de 1970, na chamada Segunda Guerra da Indochina.

Os vietcongues com suas táticas de guerrilha tornaram até o ato
de andar uma batalha psicológica violenta para os americanos
Os intensos bombardeios aéreos sobre Hanói, durante vários meses de 1972, assim como o bloqueio dos portos marítimos, não conseguiram aniquilar as forças do Vietnã do Norte e dos vietcongue. Isso levou os Estados Unidos a aceitarem o Acordo de Paris, firmado em janeiro de 1973 entre o secretário de Estado Henry Kissinger e Le Duc Tho, emissário do Vietnã do Norte. As negociações levaram à retirada das tropas americanas, ao cessar-fogo e à formação de um conselho para organizar eleições gerais no Vietnã do Sul.

A saída dos Estados Unidos "vietnamizou" o confronto, que se transformou em guerra civil entre os vietcongues e as tropas governamentais sul-vietnamitas, após o fracasso das iniciativas para estabelecer um governo de coalizão, em 1974. Debilitado pelo avanço das tropas comunistas sobre as províncias do Sul e perdendo o controle do delta do rio Mecong, o regime liderado por Nguyen Van Thieu, já sem apoio popular em Saigon, rendeu-se em 1975. Em 1976, o Norte e o Sul foram reunificados na República Socialista do Vietnã, com capital sediada em Hanói. O nome da antiga capital do Sul, Saigon, foi mudado para Ho Chi Minh.

A dor dos inocentes de guerra exibida pela primeira vez nos lares americanos pela TV: crianças vietinamitas fogem de sua aldeia em chamas, bombardeada com napalm pela aviação dos Estados Unidos. Despida pelas chamas, Pham Tim Kim (ao centro) corre
 gritando de dor e desespero.




FILMES RELACIONADOS COM O TEMA INDICADOS PELO ACERVO

Os Boinas-verdes (1968), dirigido por John Wayne e Ray Kellogg. Visão favorável à participação americana no Vietnã. O filme acompanha dois destacamentos de infantaria - os boinas-verdes - desde o treinamento até a ação na guerra.

Corações e Mentes (1974), dirigido por Peter Davis. Um-documen¬tário crítico sobre o envolvi¬mento norte-americano na Guerra do Vietnã.

Inferno sem Saída (1977), dirigido por Ted Post. Em 1964. um co¬mandante tenta salvar seus sol¬dados inexperientes. que caíram numa emboscada dos vietcongues.

Amargo Regresso (1978), dirigido por Hal Ashby. Mulher de um oficial, que trabalha como voluntária num hospital para feridos no Vietnã, apaixona-se por um ex-soldado paraplégico.

O Franco-atirador (1978), dirigido por Michael Cimino. As conseqüências da Guerra do Vietnã para a sociedade norte-americana, mostradas através de um grupo de metalúrgicos da Pensilvânia. que voltam traumati-zados do conflito.

Os Rapazes da Companhia C (1978), dirigido por Sidney Furie. Após três meses de treinamento na Califórnia, jovens recrutas embarcam para o Vietnã. onde descobrem que os vietcongues não serão os piores inimigos.

Apocalypse Now (1979), Dirigido por Francis Ford Coppola. Um soldado viaja pelo interior da Indochina. em missão de busca a um coronel enlouquecido.

De Volta para o Inferno (1983), dirigido por WiIliam Ted Kotcheff. Um coronel aposentado arregimenta seis veteranos para resgatar o filho desaparecido em ação nó Vietnã.

O Exército Inútil (1983), dirigido por Robert Altman. O conflito entre recrutas e veteranos às vésperas do embarque para o Vietnã.

Asas da Liberdade (1984), dirigido por Alan Parker. Dois amigos de infância, que lutaram no Vietnã, reencontram-se num hospital militar. Um deles vive encerrado na fantasia de voar e é amparado pelo amigo.

Os Gritos do Silêncio (1984), dirigido por Roland Joffé. As atrocidades da ditadura de Pol Pot, as perseguições e os campos de concentração são retratados através da história real de um jornalista norte-americano - Sidney Schanberg - correspondente do jornal The New York Times no Camboja, e de seu amigo Dit Pram, um fotógrafo cambojano.

Platoon (1986), dirigido por Oliver Stone. Um jovem. que deixou a universidade para se alistar, narra seus traumas, pesadelos e horrores em cartas enviadas à avó distante.

Bom Dia Vietnã (1987), dirigido por Barry Levinson. Em 1965, em Saigon, um disc-jóquei chega dos Estados Unidos para comandar um programa na rádio local e animar as tropas sul-vietnamitas. Porém. seu humor e sua paixão pelo rock criam atritos com os centros de comando.

Jardins de Pedra (1987), dirigido por Francis Ford Coppola. O confronto entre um veterano. que quer voltar para casa, e um jovem soldado. que ainda sonha com atos de bravura e condecorações.

Nascido para Matar (1987), dirigido por Stanley Kubrick. O cruel treinamento de recrutas. humi¬lhados por um rude sargento, revela-se inútil no combate aos vietnamitas na Batalha de Hué, na Ofensiva do Tet, em 1968.

Indochina (1992), dirigido por Régis Wargnie. No Vietnã durante os anos 30, a francesa Eliane é proprietária de um imenso seringal. Ela adota a órfã Camile, filha de um casal amigo de vietnamitas morto num acidente. A menina é educada segundo os padrões franceses e cresce se transformando em uma bela jovem.A visita inesperada do oficial da marinha Jean Baptiste desperta a paixão de Eliane, por quem Camile tempos depois também apaixona-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário