Europa, princípios do século XIX. Napoleão perdeu a guerra para os participantes da Grande Coligação: Áustria, Rússia, Prússia, Inglaterra. Em 1815, esses países reúnem-se no Congresso de Viena (na Áustria) para tratarem da redistribuição dos territórios que haviam sido conquistados por Napoleão. Entre as inúmeras regiões da Europa que haviam caído nas mãos da França e que agora deviam ser restauradas pelos vencedores estava grande parte da península itálica.
A partilha de Europa pelo Comitê dos Quatro: Inglaterra, Rússia, Áustria e Prússia. |
O Reino das Duas Sicílias, com capital em Nápoles, é submetido à casa dos Bourbon, espanhóis aliados da Áustria. Os ducados de Parma, Módena, Lucca e o Grão Ducado de Toscana são todos governados por príncipes austríacos. O Reino Lombardo-Veneziano também está sob o domínio da Áustria. Os Estados da Igreja (Roma, Úmbria, Ancona e Ravena) foram devolvidos ao papa; mas a Áustria reservou-se o direito de ocupar Ravena e Ferrara com suas guarnições. Somente o Reino de Sardenha, acrescido de Gênova, Nice e Sabóia, está independente, livre da influência austríaca, governado pela casa de Sabóia.
Francisco I da Áustria |
Os primeiros a se organizarem no sentido de libertar a Itália são os carbonários, logo após o Congresso de Viena. Oficiais, comerciantes, intelectuais, influenciados pelas idéias liberais francesas, unem-se em sociedades secretas, na defesa do nacionalismo. De 1815 a 1830, conseguem provocar revoltas e golpes de Estado militares, como o de Nápoles, em 1820, e o de Alexandria (no Reino das Duas Sicílias), em 1821. Mas a falta de um bom planejamento e de apoio popular organizado faz com que todos êsses movimentos sejam abafados com certa facilidade. Os membros da Carbonária são presos ou deportados, desaparecem suas sociedades secretas. A Carbonária foi abafada, mas outros movimentos surgem.
Giacomo Mazzini |
Victor Emanuel II |
Camilo Benso, Conde de Cavour |
Analisando o panorama político internacional, Cavour optou por uma aliança com Napoleão III, de quem obteve, em janeiro de 1859, o apoio formal mediante recompensas territoriais. A guerra concretizou-se em abril, quando o Piemonte não aceitou o ultimato austríaco para desmilitarizar a fronteira com a Lombardia. Os nacionalistas italianos obtiveram vitórias mesmo após o imperador francês ter retirado seu apoio a Cavour, por não desejar que os Estados Pontificios, sob sua proteção, fossem também anexados.
Napoleão III |
Giuseppe Garibaldi |
Dois conflitos externos permitiram a Vítor Emanuel II completar a unificação italiana, com a anexação de Veneza e Roma.
Quando eclodiu a Guerra Austro-Prussiana, em 1866, a Itália, em processo de unificação, aliou-se à Prússia, por estar interessada na anexação de Veneza, então sob o domínio austríaco. Com a derrota da Áustria, Veneza foi incorporada à Itália.
Com o inicio da Guerra Franco-Prussiana, em 1870, Napoleão III viu-se obrigado a retirar as tropas que mantinham a integridade dos domínios da Santa Sé. Aproveitando-se do fato, os exércitos italianos invadiram Roma submetendo-a aos Savóia. Roma tomou-se a capital da Itália unificada.
FILMES RELACIONADOS COM O TEMA INDICADOS PELO ACERVO
O Príncipe Rebelde (1950), dirigido por Pino Mercanti. Inconformado com a dominação estrangeira, um príncipe lidera um grupo que luta pela unificação da Itália.
Sedução da Carne (1954), dirigido por Luchino Visconti. Durante a Guerra Austro-Veneziana, uma condessa italiana trai sua gente ao apaixonar-se por um oficial invasor.
O Leopardo (1963), dirigido por Luchino Visconti. Filme baseado na obra homônima de Lampedusa, sobre as guerras de libertação de Garibaldi, que provocaram a queda da aristocracia siciliana e a ascensão da burguesia.
Em Nome do Papa-Rei (1977), dirigido por Luigi Magni. Um prelado, destacado para assistir a três rebeldes das tropas de Garibaldi, descobre que um dos presos é fruto do amor ilícito que tivera com uma condessa.
A Trilha (1983), dirigido por Bernard Favre. Durante as lutas pela unificação italiana, em 1859, um comerciante é envolvido pela guerra entre França. Áustria e reinos do norte da Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário